RETROSPECTIVA GANDU-BA 2018!

 Faremos a partir de agora um resumo de tudo que foi noticia sobre Gandu aqui em nosso blog, no dia 2 de Janeiro, a prefeitura de Gandu iniciou o ano recuperando uma ponte que liga um lado a outro da feira livre da cidade.
2 de Janeiro 2018
  No dia 10 de Janeiro de 2018, o Portal Diário Paralelo acusa a Prefeitura de Gandu de fraude na compra de fogos para o réveillon de 2017, a prefeitura se defende e diz tratar-se de fake news e que estaria processando o portal.

No dia 5 de Fevereiro, a prefeitura manda furar poço artesiano no Lago Azul de Gandu, parte da população aprovou a obra, parte criticou.

No dia 9 de Fevereiro faleceu dona Gel, a avó materna do prefeito Leonardo Cardoso, à época o prefeito divulgou nota lamentando a morte da avó e falando sobre o exemplo deixado por ela, pediu oração para conforto de toda família.

Dia 20 de Fevereiro faleceu também o ex-vereador e ex-prefeito de Gandu Ezequias Clementino, o ex politico morreu de causas naturais, a prefeitura decretou luto oficial de três dias na cidade e lamentou a morte de Ezequias

Também no dia 28, ainda de Fevereiro, faleceu dona Eunice Barreto, mãe do presidente da Câmara de Gandu Uziel Barreto, dona Eunice enfrentava sérios problemas de saúde e faleceu na cidade de Jequié-BA, dona Eunice foi velada na Primeira Igreja Batista de Gandu.

No dia 12 de Março, mas uma perda para a cidade de Gandu, o servidor público do município Carlos Alberto Medeiros, o Val, lotado da Guarda Municipal, faleceu de infarto fulminante, o fato foi lamentado por toda cidade.

Dia 14 de Abril, o governador Ruy Costa, assina liberação de verbas para reforma da feira livre de Gandu, a iniciativa foi uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura de Gandu, a união contrariou integrantes do governo que são considerados anti-petistas, a obra de recuperação da feira ainda não foi concluída.

No dia 12 de Maio, foi homenageada na Câmara de Gandu, a filha do comerciante Frazão, falecida prematuramente com apenas de 18 anos de idade, o falecimento de Adriana Almeida aconteceu no dia 11 de Maio de 2017, Adriana ganhou uma rua com seu nome, os pais de Adriana receberam a placa com seu nome em sessão solene na câmara.

Ainda no dia 22 de Maio, faleceu em grave acidente de moto, o jovem Abimael Leal, o jovem ganduense sofreu acidente de moto que culminou com sua morte, o trágico acontecimento foi entre as cidade de Gandu e Piraí do Norte, ele era filho do conhecido professor Israel Leal.

Ex-prefeito de Gandu, Djalma Galvão visita a redação do Blog Rubens Costa, a visita aconteceu sem compromisso de apoio político, conversamos sobre a conjuntura política da época, no país e na cidade.

No dia 25 de Junho,  Hospital de Gandu, é acusado de negligência no atendimento ao jovem de 32 anos, cohecido aqui em Gandu como Silvio, o jovem sentiu dores no peito, foi levado ao hospital da cidade, onde foi apenas medicado e liberado, em casa as dores persistiram e Silvio faleceu de infarto.

No dia 7 de Julho, nosso blog fez uma pesquisa online para saber o que o povo achou do São João de Gandu, o resultado foi surpreendente, apenas 33% dos pesquisados considerou boa a festa, 67% reprovou as atrações da festa.

Ainda no dia 17 de Julho, nosso nosso blog entrevista o vereador Cicynho (PT) , cobramos do parlamentar um posicionamento melhor e mais claro sobre as perseguições sofrida por Lula e seu partido em todo o país, Cicynho um dos vereadores mais atuante aqui em nossa cidade, infelizmente não foi tão convincente em suas explicações, pelo menos para redação desse blog.

Morre a pró Roseli Motta, foi no dia 19 de Julho que nos deixou a professora Roseli Motta, a professora vinha enfrentando sérios problemas de saúde e não resistiu, a professora foi velada e sepultada em clima de muita comoção, dor e saudade.

No dia 28 de Julho o locutor Arthur Valadares, mineiro de nascimento, recebeu através de uma indicação do vereador Adriano Costa, o título de cidadão ganduense.

Também no dia 27 de Julho, um grave acidente envolvendo um ônibus da Viação Águia Branca nas imediação de Itamarati-BA, um carro de passeio chocou-se com o ônibus levando a morte os dois ocupantes, o motorista do ônibus nada sofreu.

Dia 13 de Agosto uma grande tragédia em Gandu, morre o casal Catingueiro e Catingueira, era assim que eram conhecidos o simpático casal aqui na cidade, os dois foram na manhã da Senda-feira (13) retirar leite de gados que os dois possuíam na região próximo a Água Preta, quando colidiram com um carro de passeio, Catingueira morreu na hora, já Catingueiro foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos, recentemente uma homenagem foi feita ao casal aqui na cidade promovida por parentes e amigos.

Ainda no mês de Agosto, o prefeito de Gandu Leonardo Cardoso é incluído em uma investigação do MP e do TCM sobre suposta compra de honraria do Instituto Tiradentes, o instituo premiou diversos gestores e há fortes suspeitas de que as honrarias sejam compradas, na época o prefeito Leonardo Cardoso se defendeu das acusações.

Dia 17 de Setembro prefeito Leonardo Cardoso inicia obras de asfaltamento em várias localidades de Gandu, as obras foram iniciadas, paradas e retomadas depois de fortes criticas da população, o projeto das áreas que serão asfaltadas já estão com avanço significativo, o que se aguarda com um pouco mais de urgência, são as sinalizações das lombadas instaladas para que se evite acidentes.

Dia 5 de Outubro, fim de uma incógnita, finalmente o prefeito de Gandu, depois de várias tentativas de ficar isento nas eleições presidenciais de 2018, declara publicamente seu apoio ao candidato da frente democrática Fernando Haddad, Leonardo Cardoso vem sendo apoiado durante todo seu mandato pelo então governador Ruy Costa (PT),vários dos seguidores do prefeito Léo de Neco, não seguiram o prefeito.

Ainda no mês de Outubro, durante as eleições presidenciais, Gandu disse não ao presidente eleito Jair Bolsonaro, o presidente eleito perdeu nos dois turnos aqui em Gandu, aqui no primeiro turno Bolsonaro teve 4821 votos contra 7,824 de Fernando Haddad, no segundo turno Bolsonaro também ouviu não dos ganduenses.

Dia 15 de Outubro foi mais um dia triste para Gandu, morre Manuela, uma jovem de 32 anos bastante conhecida na cidade, ela teve complicações no parto e não resistiu, a morte de Manuela causou grande comoção na cidade de Gandu.


Ainda no mês de Outubro, um ônibus particular invade uma famosa padaria no bairro Eliseu Leal aqui em Gandu, graças a Deus não houve feridos, mas o suto foi grande.

Ainda no último dia de Outubro, o vereador de Gandu Genivan Santos sofreu um acidente de carro na BR101 nas imediações da cidade de Ubaitaba, duas pessoas ficaram feridas, o parlamentar seguia para cidade de Ilhéus-BA para participar de um velório, todos ficaram bem.

Dia 31 de Outubro, o ex-prefeito de Gandu e conceituado blogueiro da cidade Zebrão, tem prisão decretada pela justiça, Zebrão foi condenado por ter pago R$ 70 mil reais a uma empresa que não realizou nenhum serviço em prol da cidade, a prisão do ex-prefeito foi convertida em serviços comunitários e pagamento de multa no valor de R$ 10 mil reais.

Dia 8 de Novembro, desapareceu a jovem Glória Evily de 13 anos, a jovem ficou alguns dias desaparecidas tirando o sossego da família e amigos, parece que a garota teria tido problemas familiares e resolveu chamar a atenção da própria família, coisas da idade, o Conselho tutelar da cidade foi acionado e encontro a garota.


21 de Novembro, o clima ficou quente na Câmara de Gandu por conta das eleições para presidente da casa, parte da oposição votou com a chapa do prefeito, isso fez com que o vereador da oposição Cicynho (PT) ficasse muito irritado, o vencedor foi Uziel Barreto, atual presidente da casa.


Ainda no dia 29 de Novembro, o ex-prefeito de Gandu Ivo Peixoto, que era PCdoB á época, teve uma denuncia feito pelo presidente da Câmara Uziel Barreto, arquivada pelo ministério público por falta de provas, Ivo Peixoto era acusado por Uziel Barreto de receber dinheiro de moradores para beneficiamento em obras no bairro Teotônio Calheiras, o promotor do caso ouviu alguns moradores da rua que negaram ter pago valores ao ex-prefeito, apenas um morador afirmou ter pago, mas disse que teve o dinheiro devolvido.

Dia 11 de Dezembro, mas um acidente fatal em Gandu, um jovem ganduense chocou-se com um carro nas imediações de uma revendedora de gás, o rapaz chegou a receber os primeiros socorros por parte da enfermeira ganduense Vislane Correa , posteriormente pelo SAMU, foi encaminhado ao Hospital de base de Itabuna.mas não resistiu.

Neste último dia 27 de Dezembro, um grave acidente de carro nas imediações da cidade de Piraí do Norte, culminou com a morte de duas crianças, Arthur de quatro anos e Julia de dois anos, eles eram irmãos, a mãe que conduzia o carro, perdeu o controle da direção e capotou, as crianças não resistiram, eles eram parentes do conhecido médico Dr. Orlando Guedes, aqui de Gandu.


Aqui encerramos as principais noticias que marcaram a cidade de Gandu neste ano de 2018.

RETROSPECTIVA GANDU-BA 2018! RETROSPECTIVA GANDU-BA 2018! Reviewed by Rubens Costa on 12:51 Rating: 5

Nenhum comentário

Não será tolerado comentários com xingamentos ou mesmo palavras ofensivas, opiniões podem ser dadas, mas com moderação e respeito.

ÚLTIMAS NOTICIAS - - URGENTE- Acaba de ser preso em São Paulo o golpista Michel Temer - Bolsonaro envergonha o Brasil nos EUA em show de horrores - Ex-ministro Moreira Franco também foi preso nessa fase da Lava-jato