Blogs e sites de Gandu já começam a realizar enquetes em suas plataformas para testar nomes a sucessão municipal na cidade. Acontece que precisa-se analisar até que ponto essas enquetes podem retratar a realidade.
Vamos imaginar que este site (Blog Rubens Costa) que possui seus seguidores em redes sociais e em grupos de WhatsApp, resolva realizar uma enquete com três ou quatro nomes de pessoas notáveis na cidade para possíveis candidatos a prefeito nas próximas eleições, depois da enquete publicada eu envie a mesma para meus grupos de bate papo e em minhas redes sociais onde eu possuo um número expressivo de seguidores, quem vocês acham que deva vencer a enquete? Provavelmente aquele candidato que meus seguidores sabem que eu tenho mais afinidade.
A emissora de tv Jovem Pan tem em sua maioria jornalistas apoiadores do ex-presidente Bolsonaro (PL), toda vez que se realiza uma enquete avaliando a forma de Lula governar, o resultado para o petista é negativo.
Vale salientar também que o Superior Tribunal Eleitoral (TSE) já publicou parecer informando que enquetes de sites e blogs não refletem a realidade de uma eleição
Resumindo os fatos, não há duvidas que esses tipos de enquetes devam ser consideradas entretenimentos meramente recreativos.
Toda cidade do interior ela é composta de zona rural e zona urbana, será que o pessoal do zona rural que tem um grande potencial de votos, tem o mesmo acesso a internet que as pessoas da zona urbana?
Mín. 18° Máx. 32°